Que venham seus olhos, suas mentes, suas vozes e através de suas interpretações modifiquem minhas intenções iniciais.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PENSAMENTOS SIMPLES

O presente instantâneo
Que desaba a cada fração de segundo
Faz do passado outro instante
Que só em pensamento podemos alcançar
E o futuro existirá
Quando a finitude do presente o alcançar

As pessoas do trajeto
Nos geraram
Nos criaram, apoiaram, disciplinaram
Nos conheceram
De nós gostaram
De nós odiaram
De nós desenvolveram a saudade
De nós esqueceram-se
Por causa de nós sorriram, sofreram, amaram,
sentiram prazer, desapontamento, mágoa gratidão...
E por elas sorrimos, sofremos, amamos, sentimos prazer, desapontamento, gratidão...

O que é a vida?
Uma força, uma energia que se mantém para o funcionamento da máquina do corpo e da mente
Para que fim?
Talvez para manter o objetivo de uma força maior, seja ela qual for
Quem eu sou para definir?
Talvez um espectro dessa força maior

O estrago ao mundo por mim causado
É proporcional ao meu usufruto
Isso é bom para mim e para o mundo
A minha carga negativa afeta a positiva
Mas não a anula...

O sorriso e o choro estão vinculados a sentimentos opostos
O motivo pode inverter o que se demonstra:
Choramos de alegria ou tristeza
Mas só sorrimos por alegria
A tristeza é mais ampla
A alegria mais simples
Por isso é mais fácil sorrir
Mas muitas vezes escolhemos o caminho difícil
Pena não depender só de nós

O amor é a busca do prazer no outro
Sozinhos esse prazer é limitado
Buscamos com o amor uma corrente benéfica
Que estende-se em elos
Quanto maior o número de elos
Menos tempo temos para o amor próprio
Escolha seus elos de forma que o amor desprendido
Retorne em prol de uma rede para o bem comum
O amor concentrado em um único elo sobrecarrega este ser com um bem que não lhe cabe

8 comentários:

Anônimo disse...

Desculpem os leitores, não estou conseguindo manter os textos em estrofes no formato usado em poesias,parecendo erroneamente que escrevo minhas poesias em prosa. Vou buscar ajuda pois essa alteração ocorre assim que publico, deve ser algum erro de configuração. Obrigado.

Anônimo disse...

Muito boa a poesia mesmo parecendo prosa. Parabéns

Anônimo disse...

Obrigado ao anônimo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu diria pensamentos extremamente complexos. ...com uma fantástica teoria sobre o amor. Parabéns

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigado pela fantástica interpretação. Muito grato mesmo.